
Que as fibras contidas em frutas, verduras e outros alimentos fazem bem à saúde, isso não é novidade para ninguém. Porém uma nova descoberta feita por uma pesquisa americana mostra que adultos jovens e de meia idade que consomem uma grande quantidade de fibras tem menos chance de sofrer problemas cardíacos.
A alimentação feita à base de fibras pode prolongar a vida. Elas ajudam nos movimentos peristálticos e a baixar os níveis de colesterol, glicemia e pressão arterial. E também reduzem peso e inflamações.
Especialistas recomendam que sejam ingeridas 15 gramas de fibras para cada 1.000 calorias alimentares ao dia. A pesquisa também alerta para o fato do consumo de fibras nutricionais estarem relacionado a índices menores de mortalidade. Pesquisadores da Northwestem University nos EUA colheram os dados 388.122 pessoas dos dois sexos participantes do Estudo de Alimentação e Saúde do Instituto Nacional de Saúde que responderam um questionário sobre a sua alimentação. Durante os nove anos da pesquisa de 20.116 homens e 11.330 mulheres morreram. Ficou constatado que homens e mulheres que consumiram mais fibras apresentaram probabilidade de 22% menor que outros participantes. Além disso, o risco de doenças respiratórias e cardiovasculares foi reduzido de 24% para 56% entre as pessoas que ingeriam fibras.


























