Batizado – O papel do padrinho é muito importante na vida do afilhado – Oração – Igreja – Batismo – Fotos.

Fatiou Passou 7 de abril de 2009 4

Batizado - O papel do padrinho é muito importante na vida do afilhado - Oração - Igreja - Batismo - Fotos.

Os Padrinhos

Na Igreja primitiva, a vida cristã era muito difícil e incerta. Havia perseguições aos cristãos, as guerras eram constantes e muitas pessoas morriam prematuramente. Sendo assim, havia a possibilidade de após a morte dos pais, a criança batizada ficar aos cuidados de uma família pagã. Para evitar isto, a Igreja passou a adotar padrinhos, e estes assumiam o papel de pais espirituais. O papel do padrinho é muito importante. Os deveres dos padrinhos são grandes e fazem parte do próprio ritual do batismo. Por isso, exige-se que os padrinhos sejam também batizados e que, recebam instrução sobre os deveres e responsabilidades que assumiram.

Sugestões para os Padrinhos

As sugestões que aqui fazemos a você poderão ser úteis no desempenho das suas responsabilidades:

1- Adquira sempre o hábito de orar por seu afilhado.
2- Cultive a amizade do seu afilhado. Multiplique os contatos proveitosos. Lembre-se dos seus aniversários de nascimento e batismo, enviando-lhe uma carta ou lhe oferecendo um presente adequado.
3- Quando seu afilhado já tiver idade suficiente, faça com que ele seja matriculado na Escola Dominical da Igreja e que a freqüente com a devida assiduidade.
4- Encoraje-o para que ele esteja sempre presente aos ofícios religiosos da Igreja.
5- Esforce-se para que ele possua a Bíblia e o Livro de Oração Comum e que os leia.
6- Esteja sempre que possível, em sua companhia durante os Ofícios Religiosos da Igreja.

Oração do Padrinho

Ó Senhor Jesus Cristo, que tomas as crianças nos braços de Tua misericórdia e as fazes membros vivos da Tua Igreja, concede graça, eu Te suplico, ao meu afilhado para que ele cresça na tua fé, obedeça à Tua palavra e persevere em Teu amor, a fim de que, fortalecido por teu Espírito Santo, possa resistir às tentações, vencer o mal, regozijar-se na vida que agora é, e habitar contigo na vida que há de vir, pelos teus méritos, ó misericordioso Salvador que com o Pai e o Espírito Santo, vives e reinas um só Deus, pelos séculos sem fim. Amém.

Qual o sentido do uso da água, óleo e vela na celebração do santo Batismo?

“Qualquer pessoa que tenha participado de uma celebração do Santo batismo deve ter percebido o uso de elementos visíveis que tentam traduzir o profundo simbolismo da iniciação cristã marcada por esse sacramento. A água, o óleo e a vela (círio) são os sinais externos visíveis. A água simboliza a morte para o pecado e o ressurgir para uma nova vida. O óleo simboliza a unção (escolha) do Espírito Santo que nos consagra para essa nova vida. Por fim, a vela batismal simboliza a luz do Cristo ressurrecto e vitorioso que nos ilumina nos caminhos da vida”.

4 Comentários »

  1. SILVIA REGINA F. CUNHA 20 de agosto de 2010 em 12:18 pm -

    A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA PARA TODOS VOCES, AMEI ESTE SITE, E USAREI ESTE ARTIGO SOBRE O BATISMO NA PASTORAL DO BATISMO DA MINHA PAROQUIA, JA APRESENTEI AOS MEUS IRMAOS DA PASTORAL E GOSTARAM MUITO. MUITO OBRIGADO PELA AJUDA OPORTUNA, QUE DEUS OS ABENÇOEM.

  2. diva souza 28 de agosto de 2010 em 5:44 pm -

    que a paz de jesus esteja sempre convosco amei este site espero que continuem sempre contribuindo com as coisas de deus que deus abençoe todos voçes

  3. diva souza 28 de agosto de 2010 em 5:47 pm -

    muita paz a todos pela maravilhosa contribuiçao que deus abençoe voçes

  4. Marcia Damiao 18 de julho de 2012 em 10:54 am -

    Tudo que nos ensina a se aproximar mais de nosso grande Jesus Cristo, é muito maravilhoso!. Que bom que existe esses meios também!. Obrigada! Fique com Deus e Maria!!!!!!!.

Deixe uma resposta »